terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Haras M.Z.C.

Espadilha J.B.

Nascido em Miracema/R.J. e criado no meio rural, Mauricio Zacarias Constâncio desde os seis anos de idade convive com cavalos. Aos vinte foi para o Rio de Janeiro trabalhar, e aos trinta e um anos casou-se com Jovina e teve dois filhos: Kátia e Maurício filho.
Foi através de Maurício filho e de sua paixão pelos cavalos que o futuro criador participou do 15º leilão Laglória onde arrematou seu primeiro animal, Laglória Raio (Malibu da Santa Terezinha x Hidra A.J.). Após essa aquisição, a família se interessou pela criação comprando um lote com 10 éguas. No início o Haras M.Z.C. instalou-se na cidade de Miracema, sendo posteriormente transferido para Tanguá/R.J.
Como todos, no início, os erros são inevitáveis. Mas o tempo foi passando, novos conhecimentos no meio foram feitos, além de uma freqüência assídua a diversos leilões. Uma fazenda mais próxima do R.J., no município de Tanguá, foi adquirida e ali instalou-se uma central de Transferência de Embriões com o veterinário e amigo Helder Falante.
Hoje o Haras M.Z.C. se tornou um dos mais conhecidos e respeitados do Estado do Rio de Janeiro, com uma tropa de grande valor genético e "pisteira". O direcionamento dos cruzamentos visou a busca por animais com morfologia padronizada aliada ao andamento marchado indispensável. Esse trabalho contou com ajuda dos reprodutores: Caxambu Tarzã (Beijo J.B x Melodia H.B) em condomínio com o Haras Caxambu; Ferrugem do Minatto (Beijo J.B x Espadilha J.B), em condomínio com o Haras Aurora, do amigo Ricardo Minatto Brandão; Quibruto da Today; Beijo da J.F. Jocemar (Beijo J.B. x Escala da J.F. Jocemar) entre outros.

Ferrugem do Minatto (Beijo J.B. x Espadilha J.B.)

Poeta Serena (Seiko L.J. x Sparta do Berma)


Atualmente em parceria com o Haras Serena, a tropa M.Z.C. ganhou um reforço com o grande reprodutor da raça Seiko L.J. (Maragato L.J. x Jogatina L.J.). Dos filhos do Seiko L.J. presentes no Haras M.Z.C. merecem destaque: Poeta Serena (x Sparta do Berma), Poema Serena (x Faísca do Guega), Matemática Serena (x Cinderela da Nova Geração), Maravilha Serena (x Querozene L.J.), Nara Serena (x Camisola da Esperança), Nigéria Serena (x Amaral Jarrinha), Rio Negro Serena (x Salsa do Berma), Laguardia Serena (x Cinderela da Nova Geração), Ímpar do Cavalo Azul (x Lislie Estrela do Oriente).

Conquistador Somada


Dinda S.R.R.

Outros importantes animais são: Espadilha J.B., Conquistador Somada, Querozene L.J., Brisa da Seara Dourada, Dinada S.R.R., Natália da Ogar, Honra EAO, Uruguaiana da Ogar, Jogatina Serena, Janaína do Cavalo Azul, Menestrel da Portela.

Menestrel da Portela

Com uma tropa de renomados animais o Haras M.Z.C. sempre atendeu seus visitantes com carisma, respeito, hospitalidade, mostrando o valor da amizade no meio do Mangalarga Marchador. E com imensa satisfação fico ao ver que um importante criador do raça Mangalarga Marchador nascido e criado na cidade de Miracema, leva como valores a simplicidade e humildade que enriquece grandes laços de amizades. A toda família M.Z.C. parabéns pelo belo trabalho feito em prol a raça Mangalarga Marchador.

Haras M.Z.C. (Miracema/R.J. e Tanguá/R.J.)

2 comentários:

Alexandre Pereira Bispo Primaz - Presidente e Fundador da Igreja Evangélica Emanuel - Visão Apostólica da Graça de Deus disse...

Amigos, aqui estão alguns dos animais mais lindos que já vi. Parabéns.

Reginaldo disse...

Tenho um potro com 2 anos filho do ferrugem que está um tanque de guerra, muito forte, excelente parado e marchador demais.
Fiz um video da primeira montada dele:
http://www.youtube.com/watch?v=8MwOdBRZ2Ss

Ferrugem do Minatto com seis produtos na mesma égua, o mais completo até o momento é esse filho do ferrugem.