sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Providência Itú

Providência Itú (Abaíba Eldorado x Providência Alvorada)

- Grande Campeão da Raça – Exposição Estadual – São Paulo/S.P. 1966

Nascido em 31 de Outubro de 1961 na Fazenda Providência em Planalto (S.P.), criação de Antonio de Andrade Ribeiro Junqueira. Era filho de Abaíba Eldorado x Providência Alvorada, e serviu intensamente também na Fazenda Abaíba, de Erico Ribeiro Junqueira. São seus filhos mais importantes: Remo, Reserva, Sereia, Veneza, Tinga, União, Sultão, Quo Vadis, Xára, ...
Quando Itú foi transferido para a Fazenda Abaíba em Leopoldina, o Sr. Erico trouxe na Exposição de Miracema no final dos anos 60. Sua participação o levou a uma 3º. colocação, estava ainda em começo de treinamento. Vale lembrar que esse importante reprodutor da raça foi pai da consagrada São Martino Valsa (x Abaíba Euterpe).
Em Tese de Doutorado feita pela Médica Veterinária Maria Dulcinéia da Costa constatou-se que o mais influente garanhão da raça até o ano de 2000 foi Providência Itú responsável por 5,89% dos genes presentes na raça. Em apenas 36 cavalos concentram-se mais de 50% dos genes da raça Mangalarga Marchador. Por curiosidade destes 36 cavalos 14 são da Linhagem Abaíba correspondendo a 20,41% dos genes da Raça até aquela data.
Providência Itú foi mais um dos importantes cavalos da raça a participar da Exposição Agropecuária de Miracema, valendo lembrar que foi utilizado pela Fazenda São Martino.

Nenhum comentário: