domingo, 7 de setembro de 2008

Haras Batuíra

Batuíra de H.M.

No mundo do cavalo existem muitos criadores, mas poucos são aqueles que realmente detêm o gosto e prazer de criar cavalos. O miracemense Renato José Rezende Faver é um exemplo desses criadores que tem amor, paixão e respeito por seus animais. Desde sua infância em convivência com o meio rural, pode observar e se apaixonar por esses animais que encantam com sua beleza, sua elegância e seu andamento. E foi na presença de amigos criadores do Mangalarga Marchador que Renato Faver resolveu desenvolver seu próprio trabalho de seleção da raça Mangalarga Marchador. Vale lembrar da convivência com o grande criador Sr. Clovis Moreira Tostes (Fazenda Santo André – Miracema/R.J.), um dos mais respeitados criadores da região, e seus cavalos Líder V.8 e Príncipe V.8.
Registrando sua tropa com o sufixo “Batuíra”, o Haras Batuíra vem engrandecendo ainda mais a raça com animais de grande potencial genético, morfologia padronizada e andamento superior.

Renato Faver montando Chuva Batuíra


Na trajetória da criação do Haras Batuíra, temos como destaque os primeiros animais Dalla Tabaté e Oacauã da Amizade. Oacauã da Amizade (Marujo da Preguiça x Soraia da Amizade) foi um grande cavalo da década de 90, conquistou importantes premiações dentro da raça, tendo levantado o título de Reservado Campeão Nacional Júnior em 1994. Seus filhos de destaque: Álamo DBG (x Selene do Gibraltar), Cauã de Ybiracema (x Folia de Ybiracema), Tulipa Kapal (x Catita Kapal), Fada Batuíra (x Emoção 33 Ranger), Magia Batuíra (x Dalla Tabaté), Odara Batuíra (x Gina do Duplo "C"), Elmo Batuíra (x Aquarela do Tapynua), Chuva Batuíra (x Arara do Pomba), Eugênia Batuíra (x Dalya do Duplo "C"). Dalla Tabaté (*Herdade Zinco x Florita de São Joaquim) era neta do Campeão Nacional de Marcha de 1977 em Belo Horizonte/M.G. Charlatão J.G., levando em seu pedigree raça “J.B.”, “Porto” e “Herdade”. Deixou como produção de destaque: Catita Batuíra (x Brinquedo do Porto Azul), Magia Batuíra (x Oacauã da Amizade), Vênus Batuíra (x Laglória Jupiter), Garapa Batuíra (x Ara Uai) e Novela Batuíra (x Savage Jacarandá). Dalla sagrou-se Campeã Potra em Miracema/R.J. e 1º. Prêmio Potra da Categoria na Especializada de Santo Antônio de Pádua/R.J..
O reprodutor Rima Galileu (Abaíba Gim x Descrição A.J.) premiado em diversos campeonatos, deixou duas produções no Haras Batuíra: Nuvem Batuíra (x Magia Batuíra) e Luna Batuíra (x Fada Batuíra), ambas utilizadas na reprodução.

Braúna Batuíra e Naja Batuíra


No início de 2000 o Haras Batuíra teve a grande iniciativa de adquirir um importante exemplar do Mangalarga Sul de Minas, Ara Uai (Ara Terremoto x Ara Jandaia). Oriundo de uma das mais antigas e tradicionais tropas do Sul de Minas, tropa “Ara” (Fazenda Araújo – Minduri/M.G.), foi trazido para a cidade de Miracema por influência do criador Heloísio Amorim Machado (Fazenda São Pedro) onde permaneceu até a transferência para o Haras Batuíra.

Ara Uai (Ara Terremoto x Ara Jandaia)


Filhas do reprodutor Ara Uai no Haras Batuíra:
- Batuíra de H.M. (x Finalista Pioneiro, por Ara Estúdio)
- Sapucaia Batuíra (x Arara do Pomba, por Corsário do Rancho Alto)
- Aroeira Batuíra (x Relíquia do Duplo “C”, por Corsário do Rancho Alto)
- Braúna Batuíra (x Dalya do Duplo “C”, por Corsário do Rancho Alto)
- Zagaia Batuíra (x Dalya do Duplo “C”, por Corsário do Rancho Alto)
- Garapa Batuíra (x Dalla Tabaté, por *Herdade Zinco)
- Novena Batuíra (x Nuvem Batuíra, por Rima Galileu)

Dando continuidade ao trabalho de seleção do criador Renato Faver, foi empregado em sua tropa o jovem reprodutor alazão Savage Jacarandá, criação do amigo José Messias Anzolin Boechat (Haras Savage – Itaperuna/R.J.). Jacarandá é filho de um legítimo representante da linhagem “53”, o cavalo Shitan Dourado S.M., em uma das principais Doadoras do Haras Savage, a égua Savage Granada, sangue Sul de Minas e “Passa Tempo”.

Filhas do reprodutor Savage Jacarandá no Haras Batuíra:
- Carina Batuíra (x Atriz Fraternidade, por Favacho Xarada)
- Natureza Batuíra (x Batuíra de H.M., por Ara Uai)
- Naja Batuíra (x Aquarela Tapynua, por F.C. Aruma)
- Novela Batuíra (x Dalla Tabaté, por *Herdade Zinco)

Novato R.B. (Tabatinga R.B. x Inocência R.B.)


O criador Renato Faver vem apostando no potro Novato Batuíra (Novato R.B. x Aquarela Tapynua) para futuro reprodutor de sua tropa. Novato Batuíra leva em seu pedigree uma genética de renomados marchadores, sendo filho do Campeão Nacional Brasileiro de Marcha Novato R.B., e tendo como mãe a matriz Aquarela Tapynua, égua de sangue “Passa Tempo”. Mais um produto nascido em terras de Miracema com grandes possibilidades de torna-se grande contribuiente para raça Mangalarga Marchador.

Na estação de 2007 o reprodutor utilizado pelo Haras Batuíra foi o animal de origem “53”, A.R. Búzios (Sarandi J.N. 53 x Balada do Verdun), de propriedade do criador Cláudio Munis Lima. E será usado novamente nesta estação de monta o reprodutor Savage Jacarandá (Shitan Dourado S.M. x Savage Granada).

“Aprendi que para criar bem, devemos ter amor a raça e não ao indivíduo” Renato José Rezende Faver (Haras Batuíra – Miracema/R.J.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana o trabalho do Renatinho Faver.

Anônimo disse...

QUE BOM ENCONTRAR IGOR(AO LADO DE DEUS...) POR AQUI TAMBÉM!

QUE TRABALHO LINDO!

CARINHOSAMENTE,

CRISTINA SCHUELER.